satisfação do cliente

Um empreendimento sozinho não para em pé: sua existência e evolução só acontece ao se conectar à figura do cliente, seja resolvendo seus problemas, seja proporcionando utilidades ou comodidades. Para obterem sucesso, as empresas devem buscar um equilíbrio entre a busca por lucro e a satisfação do cliente. Afinal, os consumidores são a sua principal fonte de receita, e essa satisfação é fundamental para determinar os rumos do seu negócio.

O consumidor moderno não se contenta mais em apenas adquirir bens de consumo ou serviços no mercado. Ele deseja uma experiência de compra única, com um tratamento diferenciado e ágil voltando para atender seus anseios e necessidades. É importante lembrar ainda que o cliente não leva em conta somente a qualidade dos produtos: o perfil, a cultura, o regime de trabalho e a forma de produção da sua empresa também são considerados antes da decisão de compra ser tomada.

Neste post, daremos algumas dicas de como proceder para aumentar a satisfação dos consumidores e aumentar as vendas da sua empresa. Vamos lá?

Capriche no atendimento

Sentir-se valorizado e respeitado pela empresa é um grande apelo na hora de realizar uma compra. Procure ser o mais agradável e eficiente possível: emitir pedidos de forma rápida e organizada, enviar os produtos com agilidade e se mostrar disponível para resolver eventuais problemas são algumas formas de conquistar o cliente e aumentar as vendas. Para isso, é importante investir em treinamento para os colaboradores responsáveis pelo atendimento, capacitando-os a fornecer a melhor experiência de compra possível a seus consumidores.

Invista em qualidade

Para ampliar suas vendas é preciso garantir produtos e serviços de qualidade. Investir nos melhores materiais e acompanhar o processo de produção, assegurando sua excelência, são requisitos fundamentais para fazer sucesso na sua área de atuação. Comercializar bens de baixa qualidade ou com vida útil programada, além de decepcionar os clientes, prejudica o nome da empresa e afeta sua reputação no mercado.

Facilite a oferta

Outra forma de garantir a satisfação do cliente é facilitando a forma de aquisição dos produtos. Ter um e-commerce por exemplo, é um requisito importante para a comodidade dos consumidores, pois reduz distâncias e permite que a compra seja realizada a qualquer hora, de qualquer lugar.

A automatização do processo de vendas também é um importante diferencial – sobretudo para as micro e pequenas empresas –, pois reduz o tempo gasto e amplia o número de potenciais clientes. Mas lembre-se: para que a empresa consiga cumprir os prazos de entrega e dar conta do incremento da demanda, a ampliação das vendas deve acompanhar a aceleração da produtividade.

Resolva problemas

Uma das principais causas de insatisfação dos clientes é o descaso e a burocracia, por parte das empresas, quando surge um problema no processo da compra. Em geral, as reclamações se relacionam à dificuldade enfrentada para exercer os direitos do consumidor, assegurados por lei. Essa situação causa transtornos e grande insatisfação: ao proceder desta forma, a empresa fragiliza a relação com o cliente, arriscando perdê-lo para a concorrência.

Para não cair nesta armadilha e prejudicar o relacionamento com os consumidores, é importante que a empresa invista em um pós-venda eficiente, cumprindo as determinações legais e facilitando a vida do consumidor. Treine sua equipe para informar sobre prazos de troca de produtos, realizar atendimento presencial e pelo telefone ou atender durante os finais de semana, por exemplo. Dessa forma, você garante que o consumidor se lembre da sua empresa quando for realizar outra compra, destacando-se da concorrência.

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