Software de gestão para contadores

Você já teve aquela sensação de que pode e deve aumentar sua produtividade no trabalho? Às vezes, nos acostumamos tanto a seguir processos manuais arraigados na cultura do negócio que nem percebemos como ferramentas podem facilitar, e muito, nossa rotina diária. Se você trabalha em um escritório de contabilidade e precisa melhorar as operações do seu dia a dia para ontem, ter um software de gestão para contadores especialmente desenvolvido com este propósito pode ser a solução.

Hoje, qualquer negócio depende de comunicação integrada e tecnologia para funcionar. Por isso, adquirir um software é fundamental para obter informações com eficiência e tomar decisões mais acertadas. Mas como nem tudo é um mar de rosas no oceano corporativo, é preciso saber exatamente quais softwares estão preparados para atender o empreendedor contábil. Afinal, ninguém quer investir ou depender de um sistema que não atenda às necessidades específicas do seu negócio, certo?

Quer saber como um software de gestão para contadores pode ajudar você e a sua empresa a crescerem juntos? Acompanhe esse post e tire todas as suas dúvidas:

Por que usar um software de gestão para contadores?

Quem vive a rotina de um escritório de contabilidade sabe que os desafios de gestão são inúmeros. Com a constante expansão do setor contábil e o dinamismo específico deste mercado, gerenciar processos nunca foi tão importante. Afinal, é preciso controlar de perto os honorários para evitar prejuízos, garantir a produtividade da equipe, controlar e assegurar a entrega de trabalhos e, é claro, ficar de olho nas finanças do escritório.

São tantas necessidades específicas que os softwares padrão do mercado não conseguem acompanhar as demandas do empresário contábil. Por isso, é necessário encontrar uma ferramenta que atenda especialmente às necessidades deste setor. Veja por que você precisa de um software de gestão para contadores:

Contratos atualizados

O setor contábil tem uma característica: a necessidade de firmar contratos com os clientes. Em geral, esse contrato possui algumas características, como:

  • Reembolso de despesas adicionais envolvidas na execução do serviço contratado;
  • Mudança na faixa de valor de acordo com o volume de demandas;
  • Serviços extras que podem acarretar despesas inesperadas.

Gerir todas essas informações manualmente é muito complicado, arriscado, ineficiente, e o pior: seu escritório pode perder dinheiro e nem se dar conta disso.

Gestão personalizada

Um dos pontos críticos do escritório contábil é a definição dos honorários e o entendimento da rentabilidade do negócio a partir da produtividade dos funcionários. Existe uma dificuldade em estabelecer um preço adequado pelo volume de operações e lançamentos, complexidade das obrigações e pelo porte da empresa. Os softwares padrão não são programados para dar essas respostas ao contador, pois para isso seria necessário uma série de operações específicas. Já softwares especializados podem ser parametrizados com precisão para dar tais respostas.

Produtividade garantida

Para se destacar em um mercado competitivo é preciso não só entregar mais, mas fazer isso em menos tempo, garantindo a melhor qualidade do resultado. Para isso, é necessário ser eficiente e eficaz.

O primeiro passo para melhorar a produtividade é analisar o volume de entregas da sua equipe, a quantidade de operações realizadas, que clientes são atendidos e que colaboradores participam do processo. Ter um controle informatizado dessas informações significa maior poder de análise para redefinir as melhores formas de operar e os processos, garantindo entregas satisfatórias para o cliente e para o negócio.

Comunicação eficiente

Não tem nada pior do que ver seu cliente solicitar pela quarta vez um documento que já foi enviado e a equipe ficar perdida no atendimento. Isso acontece porque o acesso às informações é mais demorado quando se depende de controles manuais, e esse atraso acaba comprometendo as operações internas e gerando desgastes no relacionamento com o cliente. Dependendo do cliente, isso pode acontecer com muita frequência e atrapalhar toda a produtividade da sua equipe.

Além da comunicação externa e do controle de protocolos, um software de gestão para contadores permite melhorar também a comunicação interna. Com as informações necessárias disponíveis na rede, todos os colaboradores saberão exatamente onde estão as informações e demandas, quais tarefas devem ser feitas e quando precisam ser realizadas.

E você, já usa algum software de gestão para contadores no seu escritório? Tem alguma dúvida? Compartilhe com a gente nos comentários e participe!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *